Biografia

Angela leite

Angela Leite de Souza nasceu e mora em Belo Horizonte. Viveu, porém, grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde se formou em Jornalismo pela PUC. De 1969 a 1975 exerceu regularmente a profissão, trabalhando em alguns dos principais jornais e revistas da imprensa brasileira, como Veja, O Globo, Jornal do Brasil, entre outros. Faz crítica literária, especialmente de literatura infanto-juvenil, área em que se especializou em 1992, na PUC-MG.

Mãe de três filhos, a carreira literária iniciou-se em 1982 quando, de volta com a família a Belo Horizonte, seu livro de poemas “Amoras com açúcar” foi premiado e publicado pela Imprensa Oficial de Minas Gerais. Os quinze anos de literatura foram comemorados com um outro prêmio – desta vez internacional – e também para um livro de poesia,“Estas muitas Minas”, em que a autora canta sua terra. O prêmio Casa de Las Américas de Literatura Brasileira, de Cuba, em 1997, conquistou unanimemente o júri, entre mais de 200 concorrentes de diversos gêneros literários.

Com mais de 70 livros publicados, sua obra obteve diversos prêmios nacionais, entre eles os da União Brasileira de Escritores, o João de Barro de Literatura Infantil e também vários selos “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil – FNLIJ. Foi este órgão que concedeu ao seu livro “Entre linhas” o Prêmio de Poesia Odylo Costa Filho, de 2013.

Angela é também ilustradora. “Os elefantes”, “Medo de Escola”, textos também de sua autoria, e “Cantiga dos Meninos Pastores”, poema de Adélia Prado, participou da Bienal de Ilustração de Bratislava em 1997, 1999 e 2017, respectivamente. Uma das técnicas que mais tem empregado em seu trabalho é o bordado e colagem em tecido. Foi assim que ilustrou seu livro “Meus Rios”, um canto de amor à Cidade Maravilhosa que foi um dos vencedores do Prêmio Carioquinha de Literatura Infantil de 1997. No mesmo ano, “Anjo mesmo” foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti de Ilustração. Nessa área, em que atua desde 1990, ilustrando seus próprios textos ou os de outros autores, participou de várias exposições no Brasil e no exterior, como, por exemplo, na 49ª Golden Pen of Belgrade, em 2017, e no concurso Image of the book 2019, na Rússia, em que foi premiada na categoria de obras integralmente concebidas e produzidas pelo autor, com seu livro “Paz”.

Os 25 anos de carreira literária foram comemorados com um evento especial, promovido pela Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, em 2007. E, em 2015, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa realizou uma exposição uma retrospectiva de seu trabalho como ilustradora, intitulada “25 anos pintando e bordando histórias”.

Além do trabalho de criação, Angela participa de júris de concursos literários, congressos, workshops, projetos culturais, dentro e fora do Brasil. Durante 20 anos, trabalhou como redatora-revisora na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ali, em parceria com o escritor Lino de Albergaria, criou um livro-jogo juvenil – “Urano versus Netuno” – distribuído no programa “Educação para a cidadania” a alunos de escolas que visitam o órgão. “Mulheres na política” foi outro projeto de que participou na ALMG, sendo autora, inclusive, da ilustração da capa do livro.